No século XVII, os holandeses invadiram o nordeste brasileiro, tomando o poder na Bahia, Pernambuco, e claro, tentaram invadir a cidade de Filipeia (segundo nome da capital paraibana), após algumas tentativas sem sucesso, conseguiram tomar o poder na Paraíba, iniciando uma nova fase na história.
Mapa do ataque dos Holandeses na Paraíba, traduzido para o português, de 1635.
Foto: wikipedia.org
A cidade de Filipeia, foi a última conquistada pelos batavos, atacaram em duas oportunidades, mas os resistentes posicianos no Forte de Santa Catarina e região, conseguiram defender nossa Paraíba, mas em dezembro de 1634, não obtiveram êxito e os holandeses invadiram nossa terra.
Desembarcaram em Cabedelo e vieram à Filipeia, no mapa acima podemos observar: embarcações chegando ao nosso litoral, como também pelo Rio Paraíba.
Filipeia, na invasão holandesa.
Foto: wikipedia.org
Legenda deste trecho do mapa:
Bonecos azuis representam os holandeses invadindo Filipeia;
Bonecos vermelhos representam os habitantes e portugueses fugindo.
Área verde: é o Centro Cultural São Francisco;
Área azul: Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves;
Área roxa: Igreja da Misericórdia;
Área amarela: Antiga cadeia pública.
Série: João Pessoa 437 anos, Do Rio ao Mar
Produção independente da Retratos de Jampa
Assista a série, clique aqui.
Agora com os novos dominadores, ganhamos outro nome, agora, Frederickstadt, homenagem ao Frederico Henrique, prinícpe de orange.
Como todo lugar, sempre tem o centro admistrativo, e em Frederickstadt não foi diferente, você sabe qual foi este lugar? Foi o Centro Cultural São Francisco, no Centro da capital paraibana.
Centro Cultural São Francisco.
Foto: Higor Ferreira (2022)
E claro, foi fortificada para proteger de possíveis ataques, provavelmente, algo que é notável em mapas da época na qual veremos.
Frederica vista do rio, pintura de Frans Post, 1638.
Foto: liber.ufpe.br
Uma das paisagens pintadas mais antiga das Américas, de autoria de Frans Post, há uma imagem com letras identificando alguns lugares, na margem do rio, podemos observar o Forte do Varadouro, como também a alfândega, mais acima, são algumas igrejas como a de São Francisco.
Mapa de Frederickstadt.
Foto: liber.ufpe.br
Neste mapa, podemos observar nossa pequena capital no lado esquerdo, esta fortificação é o atual Centro Cultural São Francisco, ainda é possível ver a lagoa, rua Duque de Caxias e avenidas General Osório e Visconde de Pelotas.
Mapa da Nova Holanda.
Foto: wikipedia.org
Mas começam movimentos para expulsarem os holandeses das terras nordestinas, André Vidal de Negreiros e outras pessoas lideram estes movimentos pelo Nordeste, inclusive nas batalhas, houveram vitórias luso-brasiileira.
Em 1654, os holandeses foram expulsos das nossas terras Após este fato, voltamos ao domínio português.
André foi considerado héroi, inclusive tendo um busto e dando nome ao Ponto de Cem Réis e ao 15° Batalhão de Infantaria Motorizada, em Cruz das Armas.
Comments