top of page

Frederickstadt: A capital paraibana no período holandês

Foto do escritor: Retratos de JampaRetratos de Jampa

No século XVII, os holandeses invadiram o nordeste brasileiro, tomando o poder na Bahia, Pernambuco, e claro, tentaram invadir a cidade de Filipeia (segundo nome da capital paraibana), após algumas tentativas sem sucesso, conseguiram tomar o poder na Paraíba, iniciando uma nova fase na história.


Mapa do ataque dos Holandeses na Paraíba, traduzido para o português, de 1635.


A cidade de Filipeia, foi a última conquistada pelos batavos, atacaram em duas oportunidades, mas os resistentes posicianos no Forte de Santa Catarina e região, conseguiram defender nossa Paraíba, mas em dezembro de 1634, não obtiveram êxito e os holandeses invadiram nossa terra.


Desembarcaram em Cabedelo e vieram à Filipeia, no mapa acima podemos observar: embarcações chegando ao nosso litoral, como também pelo Rio Paraíba.


Filipeia, na invasão holandesa.


Legenda deste trecho do mapa:


Bonecos azuis representam os holandeses invadindo Filipeia;


Bonecos vermelhos representam os habitantes e portugueses fugindo.


Área verde: é o Centro Cultural São Francisco;


Área azul: Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves;


Área roxa: Igreja da Misericórdia;


Área amarela: Antiga cadeia pública.


 


Série: João Pessoa 437 anos, Do Rio ao Mar


Produção independente da Retratos de Jampa


Assista a série, clique aqui.


 

Agora com os novos dominadores, ganhamos outro nome, agora, Frederickstadt, homenagem ao Frederico Henrique, prinícpe de orange.


Como todo lugar, sempre tem o centro admistrativo, e em Frederickstadt não foi diferente, você sabe qual foi este lugar? Foi o Centro Cultural São Francisco, no Centro da capital paraibana.


Centro Cultural São Francisco.

Foto: Higor Ferreira (2022)


E claro, foi fortificada para proteger de possíveis ataques, provavelmente, algo que é notável em mapas da época na qual veremos.


Veja a postagem sobre Frederickstadt, em nosso instagram, clique aqui.


Frederica vista do rio, pintura de Frans Post, 1638.


Uma das paisagens pintadas mais antiga das Américas, de autoria de Frans Post, há uma imagem com letras identificando alguns lugares, na margem do rio, podemos observar o Forte do Varadouro, como também a alfândega, mais acima, são algumas igrejas como a de São Francisco.


Mapa de Frederickstadt.


Neste mapa, podemos observar nossa pequena capital no lado esquerdo, esta fortificação é o atual Centro Cultural São Francisco, ainda é possível ver a lagoa, rua Duque de Caxias e avenidas General Osório e Visconde de Pelotas.


Mapa da Nova Holanda.


Visite nosso acervo e veja fotos da cidade, clique aqui.


Mas começam movimentos para expulsarem os holandeses das terras nordestinas, André Vidal de Negreiros e outras pessoas lideram estes movimentos pelo Nordeste, inclusive nas batalhas, houveram vitórias luso-brasiileira.


Em 1654, os holandeses foram expulsos das nossas terras Após este fato, voltamos ao domínio português.


André foi considerado héroi, inclusive tendo um busto e dando nome ao Ponto de Cem Réis e ao 15° Batalhão de Infantaria Motorizada, em Cruz das Armas.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
  • Instagram
  • YouTube

©2022 por Retratos de Jampa. Criado com Wix.com

bottom of page