O dia 5 de agosto é o aniversário da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, mas há quem discorde, e você sabe o que aconteceu nos primórdios da nossa cidade? Se não sabe, vamos juntos, entender como que se deu à fundação.
Portugueses chegando no Brasil.
Foto: brasilescola.uol.com
Para entender como o início da capital paraibana, vamos voltar no tempo. Em 22 de abril de 1500, caravelas portuguesas chegam ao território brasileiro, e começa nossa colonização, e com tantas terras, tinham que pensam em um modelo de divisão.
Mapa do Brasil em 1534.
Foto: www.panmythica.com
No ano de 1534, o rei de Portugal, Dom João III, dividiu o Brasil colonial em capitanias hereditárias, que eram porções de terras, que ficava entre o Tratado de Tordesilhas até à costa brasileira.
Na região do estado paraibano, se localizava à Capitania de Itamaracá, que não ia bem, já que sofria com o contrabando de madeiras por parte dos franceses que tinham os potiguaras como aliados.
Até que acontece o Massacre de Tracunhaém, que resumidamente, foi um ataque indígena, em um engenho chamado Tracunhaém, após um mameluco (brasileiro, fruto de uma relação entre europeus e indígenas), se casar com uma Índia de nome Iratembé, e aproveitando um momento de ausência do pai da moça, fugiu e a levou, causando revolta e o ataque.
Veja a postagem sobre à fundação da capital paraibana, em nosso instagram, clique aqui.
Mapa do Brasil em 1574.
Foto: www.panmythica.com
O rei de Portugal, ordena que criem uma nova capitania, expulsem os Franceses do território brasileiro e que punem os índios pelo ocorrido. Então no ano de 1574, é criado a capitania da Paraíba.
Dizem que nossa vida não é um mar de rosas, e estão certos, pois entre 1574 e 1585, houveram diversas expedições para concretizar à fundação da Paraíba. Frutuoso Barbosa, pedeu seu filho e sua esposa durante estas expedições.
Até que em agosto de 1585, o Capitão João Tavares, segue em uma nova expedição, na qual foi vitorioso, já que no dia 5 de agosto, em uma colina na margem direita do Rio Sanhauá, acontece o encontro e acordo de paz, entre o capitão e o índio Piragibe, líder dos tabajaras.
Ladeira de São Frei Pedro Gonçalves, Varadouro.
Foto: Victor Ferreira (2019)
Série: João Pessoa 437 anos, Do Rio ao Mar
Produção independente da Retratos de Jampa
Assista a série, clique aqui.
A nova cidade recebeu o nome de 'Nossa Senhora das Neves', pelo fato de o 5 de agosto ser dia da santa, que é a padroeira.
E uma das primeiras construções, foi uma capela feita de taipa em homenagem à Nossa Senhora das Neves.
Catedral Metropolitana de João Pessoa.
Foto: Victor Ferreira (2022)
Visite nosso acervo e veja fotos da cidade, clique aqui.
Para ficar próximo da aldeia do índio Piragibe (atual Ilha do Bispo), foi construída uma residência, que era dos inacianos, pessoas que faziam parte da Companhia de Jesus, fundada por Inácio Loyola.
Palácio da Redenção.
Foto: Victor Ferreira (2021)
A residência dos inacianos, que foram os primeiros missionários que chegaram na Paraíba. Atualmente no quarteirão, localiza-se à Faculdade de Direito da Paraíba, o Palácio da Redenção e o mausóleu do ex-presidente do estado, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.
Kommentare