Você já se perguntou o motivo de Nossa Senhora das Neves, ser a padroeira da capital paraibana? Então, você precisa aproveitar para ir na Casa da Pólvora e conhecer a exposição que conta essa história.
Exposição O Milagre da Neve.
Foto: Victor Ferreira
Em um dos cartazes da exposição descrita nesta postagem, contava um pouco da história do determinado "Milagre da Neve".
O verão tomava conta da cidade de Eterna (Roma) na Itália. No ano de 352, a Virgem Maria, teria prometido a um cidadão que se ele edificasse uma igreja em sua homenagem, na montanha de Roma, que no dia seguinte, nevaria, então, em 5 de agosto do mesmo, nevou na cidade.
Foto: Victor Ferreira
Foto: Victor Ferreira
Com este histórico e milagroso fato, começou a devoção à Nossa Senhora das Neves.
Centenas e milhares de anos depois, em 5 de agosto de 1585, acontece um acordo de paz entre o capitão português, João Tavares e o Cacique dos Tabajaras, Piragibe, numa colina próxima do Rio Sanhauá, apesar da controvérsia em relação a data de fundação da Paraíba e sua capital, mas o 5 de agosto, foi oficializado como o aniversário do estado paraibano e sua capital, e consequentemente, tendo Nossa Senhora das Neves, como padroeira.
Casa da Pólvora.
Foto: Victor Ferreira
A exposição começou no dia 26 de julho, e segue até o dia 2 de setembro, na Casa da Pólvora, localizada na Ladeira de São Francisco, no Bairro do Centro.
Comments