No dia 5 de agosto de 2022, a cidade de João Pessoa, atual capital da Paraíba, completou 437 anos, e como homenagem, a Retratos de Jampa, produziu uma série em cinco episódios, contando um pouco da história e de alguns fatos marcantes, além de ter colhido o depoimentos de três moradores, na qual eles compartilharam um pouco da sua vivência sobre Jampa.
Equipe da Retratos de Jampa.
Da direita p/ esquerda: Davi Silveira, Victor Ferreira e Higor Ferreira.
Meses antes, por volta de abril ou maio, e aos poucos, foi feito o planejamento, pois esta produção, foi multiplataformas, além do formato em vídeo, na qual disponibilizamos em nosso canal no youtube, teve conteúdos em nosso perfil no instagram e aqui no site.
A série, foi uma produção independente da Retratos de Jampa, e nosso material de trabalho, foi o que temos, além do tripé, os celulares de cada integrante, e o desejo de compartilhar e preservar nossa história.
Imprevistos
Nos meses de junho, julho e agosto, foram de muita chuva na capital, e tivemos atrasos na produção em três semanas, tínhamos dois depoimentos para serem gravados e os dois primeiros episódios, mas o tempo chuvoso nos atrapalhou, depois de um tempo, conseguimos gravar e descer para o Varadouro para demais gravações, mas novamente o tempo fechou.
Apesar da frustação e do atraso por conta da chuva, visitamos a Comunidade Porto do Capim, no bairro do Varadouro, numa aventura boa, guiada por uma das pessoas que gravaram depoimento para a série, Samara Joyce.
E claro aproveitamos para registrar algumas partes e viajar no tempo, de quando os colonizadores desembarcaram naquela região e fundaram nossa cidade.
Conteúdos multiplataformas
Seja no youtube, instagram ou em nosso site, todos vão encontrar conteúdos da série, todos divividos em cinco publicações e vídeos, fazendo referência aos diversos nomes que nossa cidade já teve, sendo: Nossa Senhora das Neves, Filipeia, Frederickstadt, Parahyba e João Pessoa.
Depoimentos
Tivemos três depoimentos gravados, dois com nossa equipe e outro por conta da própria pessoa.
E deixamos novamente, nossa gratidão aos amigos que aceitaram nosso convite, que foram Ana Clara, Diego Oliveira e Samara Joyce, que compartilharam suas vivências e demonstrar carinho pela cidade.
Ana Clara
É moradora do Bairro São José, e como ela mesma ressalta no seu depoimento, é do mesmo bairro em que os integrantes da nossa equipe, moraram na infância e parte da adolescência.
Diego Oliveira
É morador do Bairro de Mandacaru, e além do depoimento na qual ele gravou, também ajudou nas gravações da nossa série.
Samara Joyce
É moradora do Bairro de Oitizeiro, inclusive, no dia das gravações dos depoimentos, a chuva atrapalhou nossa produção e depois ela nos guiou até a Comunidade Porto do Capim, local bastante histórico da nossa capital.
Para assistir, clique aqui.
Design e logo da série
Além das pesquisas sobre toda história da capital e de outros fatos, e do roteiro, o design da produção também merece atenção.
Nosso editor Victor Ferreira, ficou responsável por esta área do design, e foi saindo os primeiros rascunhos do que seria a logo da série, depois foi para edição, e percebendo que faltava algo para finalizar a logo, pensou em colocar uma referência ao crescimento da cidade nos mais de 4 séculos.
A frase de referência seria 'Do Rio ao Mar', e que foi colocada em votação para os demais integrantes da página pudessem participar, e com 100% de votos, foi adicionada ao logo da série, ficando assim: João Pessoa 437 anos, Do Rio ao Mar.
Equipe da página
Davi Silveira
Cinegrafista e fotográfo da série.
Higor Ferreira
Cinegrafista e fotográfo da série.
Victor Ferreira
Editor e diretor da série.
Fotos dos bastidores
Foto: Diego Oliveira
Foto: Diego Oliveira
Foto: Victor Ferreira
Foto: Diego Oliveira
Foto: Higor Ferreira
Foto: Victor Ferreira
Foto: Higor Ferreira
Foto: Victor Ferreira
Foto: Victor Ferreira
Foto: Davi Silveira
Foto: Davi Silveira
Foto: Davi Silveira
Se você ainda não assistiu nossa série sobre os 437 anos da capital, não se preocupe, pois está disponível em nosso canal no youtube, e criamos uma playlist, e para maratonar os cinco episódios, clique aqui.
Nosso muito obrigado!
Opmerkingen