Mesmo sendo um acontecimento histórico e de grande importância na história da Paraíba, especialmente da capital do estado, a visita do Imperador Dom Pedro II, talvez nem seja tão conhecida por parte da população, e hoje vamos falar sobre os lugares que ele visitou e às ruas que a comitiva imperial passou desde o Porto do Capim até o Palácio da Redenção.
Rua da Areia.
Foto: Victor Ferreira
Em 24 de dezembro de 1859, Dom Pedro II, chegava na capital paraibana, desembarcando no Porto do Capim, junto com a imperatriz Teresa Cristina e seus conselheiros, militares e serviçais.
O casal imperal dirigiram-se para o Pavilhão onde se encontrava o Padre Chacon, que os ofereceu o crucifixo para o casal.
Livro: História da Paraíba na sala de aula.
O Imperador percorreu pela ruas do Varadouro, Paço, Rua da areia, da Conciliação, Largo do Quartel, Ladeira das Pedras e Rua Nova, até o Paço Imperial.
Palácio da Redenção, Mausoléu de João Pessoa e Faculdade de Direito da Paraíba.
Foto: Davi Silveira
Veja nossa postagem sobre este tema em nosso perfil no Instagram, clique aqui.
Igreja da Misericórdia.
Foto: Victor Ferreira
Dom Pedro visitou o Palácio da Redenção, a Igreja da Misericórdia, antigo Liceu Paraibano, a Cadeia Pública, inclusive nessa não sabemos informar se seria a que funcionava na antiga Central de Polícia no Varadouro ou na Praça Barão Rio Branco.
Na época, ainda existia a Capela de Nossa Senhora da Conceição onde atualmente é o mausoléu de João Pessoa, e o imperador, o presidente da Parahyba e outras pessoas assistiram a missa de natal.
Comments