Piso com suásticas no Palácio da Redenção? Entenda a história
- Davi Silveira
- 14 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Os pisos do Palácio da Redenção já tiveram o símbolo nazista? Já! Faz algum tempo que o piso foi retirado, mas queremos contar esse fato para ficar lembrado aqui no nosso site, afinal essa informação deve ficar cada vez mais esquecida.

Piso com suásticas.
Foto: Jornal A União
Os ladrilhos que formavam o piso Palácio da Redenção, suásticas, mas por está ser uma imagem muito polêmica devido aos acontecimentos na Alemanha e também por estes mesmo ladrilhos terem sidos importados desse país, há pessoas e pesquisadores que acreditam que esse design tenha sido escolhido de propósito.
O piso citado neste texto, teria sido colocado, na década de 30, no governo de Argemiro de Figueiredo, na época, o Palácio da Redenção, passava por reforma, e o estilo neoclásico, segundo alguns historiadores, teria ligação com o nazifascismo.
Assista nosso vídeo sobre este tema em nosso canal no YouTube, clique aqui .

Piso com suásticas.
Foto: Jornal A União

Corredor de piso com suásticas.
Foto: Jornal A União
Também há pessoas que são conta ideia de que eles tenham sido escolhidos de propósito e que vinheram ao acaso, João Pereira Gomes que estudou da Alemanha e ocupou a casa civil do ex-governador Tarcisio Burity, assegura que o piso foi trazido voluntariamente pelo alemão Ernst Genz, representante da Paraiba da companhia de veiculos Auto Union, Mário Glauco di Lascio, um dos mais renomados arquitetos paraibanos, disse que viu a instalação dos ladrilhos quando criança e também disse que houve apenas a importação do piso de maiolica belga, não escolhido pelo interventor, numa época em que, à semelhança das artes gregas ensinadas nas aulas de desenho , a cruz gamada era somente um objeto de decoração.

Funcionários retirando o piso com suásticas.
Foto: Jornal A União

Retirada do piso com suásticas.
Foto: Jornal A União
O professor de história da UFPB José Octávio de Arruda Melo, defende que os ladrilhos foram trazidos, sim, com o objetivo de simbolizar o nazismo, em que as suásticas naquele período realmente eram itens decorativos naquela época, mas ao saber da pesquisa chamada, "Os italianos no Norte do Brasil", uma publicação de 1932 organizada inicialmente pelo consulado da Itália em Recife, e depois pelo situado em Belém do Pará, essa publicação cita diversos nomes de pessoas importantes naquela época, o que faz o professor defender que os ladrilhos foram trazidos intencionalmente por essas pessoas que tinham o pensamento alemão da época.
Para evitar conflitos, o ex-governador Antônio Mariz, mandou retirar, no ano de 1995, mas você visitou o lugar antes de fazerem a troca?, viu os ladrilhos pessoalmente?, qual sua opinião, acha que as suásticas eram para serem uma representação ideológica?, deixei sua opinião nos comentários.
Comentários