Bora conhecer um dos ex-governadores da Paraíba, figura que tomou uma atitude polêmica em relação a um antigo prédio na região central da capital paraibana, além de ter tido seu nome nos dois maiores estádios do estado, o Amigão e o Almeidão.
Foto: camara.leg.br
Nascido em 11 de setembro de 1911, na cidade de Patos, Ernani Aires Sátyro e Sousa foi um agricultor, poeta e político, sendo prefeito da Capital e governador da Paraíba.
Em 1924, foi para João Pessoa, junto com o seu pai, para estudar no Colégio Pio X e três anos depois, matriculou-se no Liceu Paraibano. Em 1930, ingressa na Faculdade de Direito, em Recife, concluindo o bacharelado em Direito, em 7 de dezembro 1933.
No ano de 1934, ele foi eleito Deputado à Assembleia Constituinte Estadual, no pleito de 14 de outubro do Partido Libertador. Através de carta dirigida ao deputado Antônio Botto de Menezes, desliga-se do Partido.
Ernâni Sátyro, tomou posse como governador da Paraíba, em 15 de março de 1971, com o slogan "Construir e Humanizar", deu prosseguimento às obras que estavam sendo realizadas na gestão anterior, de João Agripino, e inaugurou o famosíssimo Hotel Tambaú.
Ainda em seu governo, foi construído o atual Centro Administrativo Estadual, localizado no bairro de Jaguaribe, e quem passa nos arredores, deve comparar com os prédios em Brasília.
Fotos:
Ernâni Sátyro e José Américo de Almeida.
Foto: Livro: Retratos A Bico de Pena
Ernâni Sátyro e Eurico Gaspar Dutra.
Foto: Livro: Retratos A Bico de Pena
Foto: Fundação Ernâni Sátyro
Ernâni Sátyro e Argemiro de Figueiredo.
Foto: Livro: Retratos A Bico de Pena
Foto: Livro: Retratos A Bico de Pena
Veja nosso post sobre este tema, em nosso perfil no Instagram, clique aqui.
Em 15 de março de 1975, entregou o cargo de chefe do executivo paraibano, ao Ivan Bichara Sobreira.
Através da Lei n° 5.048 de 21 de julho de 1988, o Governo do Estado da Paraíba na gestão de Tarcísio Burity, criou a Fundação Ernani Sátyro, com o objetivo de preservar a história do homenageado, mas só foi inaugurada em 5 de março de 1991.
Dois fatos inusitados, mas quando o Almeidão e Amigão foram construídos, eles levavam o nome de Ernâni Sátyro, um deles carregava o título de "Governador" e outro de "Ministro", só na capital paraibana, que mudou o nome para Estádio José Américo de Almeida Filho, conhecido como O Almeidão.
Ernani faleceu em 8 de maio de 1993 em Brasília, e seus restos mortais foram trazidos para sua terra natal e colocado em um mausoléu na Fundação Ernani Satyro.
Uma grande polêmica em sua vida política, foi mandar derrubar a antiga sede do Jornal A União para dar lugar ao prédio da Assembleia Legislativa da Paraíba, não conseguimos achar fotos desse, mas há uma em que o próprio Ernâni aparece, no site do jornal, há algumas fotos da fachada antes da drástica mudança.
Kommentarer