Muitas pessoas que vão ao Farol do Cabo Branco, crêem que estão no ponto mais oriental das Américas, foi por um tempo, mas não é mais, também não é tão longe do farol, menos de mil metros ao sul (sentido Seixas), você estará mais perto da continente Africano do que do estado do Acre.
Farol do Cabo Branco.
Foto: Victor Ferreira (2021)
Você já parou para pensar o motivo do farol do Cabo Branco, ser triangular?
A ideia era representar uma planta de sisal, que foi bastante importante para a economia do estado paraibano, por muitos anos, seu formato triangular é exclusidade nossa.
Plantação de sisal.
Foto: Portal Embrapa
O projeto é de autoria de um ex-professor de arquitetura e urbanismo da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), Pedro Abraão Adieb, que faleceu em 26 de novembro de 2007.
Pedro havia ganhado um concurso realizado em 1971, para escolher o melhor projeto para construção de um farol naquele lugar.
Veja a postagem do Farol do Cabo Branco no Instagram, clique aqui.
Inaugurado em 21 de abril de 1972, tem 19 metros de altura e seu alcance luminoso, é de 27 milhas náuticas.
O Farol do Cabo Branco é o ponto mais oriental das Américas?
Apesar de muitos pensarem que é, mas estão enganados, o ponto mais oriental das Américas é na Ponta do Seixas, menos de mil metros ao sul do farol.
No Seixas não há placas informando e próximo ao farol tem uma escultura da Rosa dos Ventos, deixando todos confusos.
Ponta do Seixas, vista do Farol do Cabo Branco.
Foto: Victor Ferreira (2021)
Fica localizado em uma falésia no Bairro do Cabo Branco, como já diz o nome do monumento, por trás da Estação Ciência e Bosque dos Sonhos.
Tem estacionamentos na região, e se você quer ir de ônibus, tem a linha I001, mas deixamos aletarddo que ele não roda em muitos horários, então acabando sendo uma última opção.
Ainda sobre a linha I001, ela começa no Altiplano, vai até o Trevo das Mangabeiras, passa pela Academia, vai na praia de Jacarapé, Penha e depois retorna para o terminal do Altiplano.
Aventure-se pela região!
Kommentare