Há 200 anos, nas margens do Rio Ipiranga, o então Imperador Dom Pedro I, gritava 'Independência ou Morte', e assim, o Brasil deixou se de ser uma colônia portuguesa, no ano de 1922, houve o centenário e muitos lugares do país, tiveram festas e obras entregues e aqui em João Pessoa não foi diferente.
Praça da Indepedência e Academia de Comércio Epitácio Pessoa.
Fotos: Victor Ferreira (2021-2022)
Algo que os dois lugares têm em comum, além de terem sido inaugurados no mesmo dia, é que os projetos deles, são do mesmo arquiteto, Hermenegildo Di Lascio, que inclusive, tem uma rua em Tambauzinho, com seu nome.
Praça da Indepedência.
Foto: Victor Ferreira (2021)
Praça da Independência
Uma das praças mais famosas da capital e que com certeza, você já ouviu falar ou já visitou, é a Praça da Independência, que localiza-se no Bairro de Tambiá.
Apesar do nome, mas muitos podem não saber, mas ela foi inaugurada exatamente no centenário da independência, no dia 7 de setembro de 1922.
Naquela época da década de 20, a praça junto com a avenida Epitácio Pessoa, foram símbolo do avanço urbano que nossa cidade vivenciava, que era ligando o centro à orla marítima.
Veja nossa postagem especial sobre o bicentenário da independência em nosso perfil do instagram, clique aqui.
Academia de Comércio Epitácio Pessoa.
Foto: Victor Ferreira (2022)
Academia de Comércio Epitácio Pessoa
Outro lugar bastante conhecido na capital paraibana, é a Academia de Comércio Epitácio Pessoa, localizada na Rua das Trincheiras, número 55, bem próxima do Ministério do Trabalho, Praça Venâncio Neiva (Pavilhão do Chá) e o Tribunal de Justiça da Paraíba.
Esta escola comercial, que seria o Parahyba Club, acabou virando uma instituição centenária e que homenagea o único paraibano que chegou ao cargo de presidente da República Federativa do Brasil, Epitácio Pessoa.
Comments