top of page

A revolução começou!

Foto do escritor: Retratos de JampaRetratos de Jampa

Várias revoltas aconteceram no Brasil Colonial, muitas delas só ficaram na fase de conspiração, até que em 6 de março de 1817, a Revolução Pernambucana, eclodia, tornando aquela província, independente de Portugal.


Revolucionários.


Vamos viajar no tempo, para o período do Brasil Colonial, não era fácil viver naquela época, além dos problemas que tinha, a Coroa Portuguesa cobrava altos impostos.


Além das taxas, a desvalorização do açúcar produzido na província pernambucana, e os fatos que aconteciam pelo mundo, influenciaram os futuros revolucionários.


Seminário de Olinda.

Foto: Antônio Melcop


Diversas reuniões são feitas para que os principais líderes pudessem planejar este movimento com cautela, e um lugar importante foi o Seminário de Olinda, na qual o Padre João Ribeiro, frequentava e ensinava.


Veja nossa postagem sobre este episódio, clique aqui.


Após uma traição, os principais líderes são presos, por ordem do presidente de Pernambuco, até que um militar português, estava dando ordem de prisões para alguns colegas de farda, e um deles reagiu e o matou, então, iniciava no dia 6 de março, a Revolução Pernambucana de 1817.


Este fato foi tão inédito, que uma cerimônia de aclamação do Rei Dom João VI foi adiada.


Domingos José Martins.


Domingos, nasceu no Sítio Caxangá, na Capitania do Espírito Santo, em 9 de maio de 1781, era comerciante e em 1813, se estabeleceu no Recife. Era adoro da maçonaria inglesa e dos ideiais libertários, inclusive, tendo mulatos e negros como amigos, numa época em que nossa sociedade era escravista. Foi um dos líderes da Revolução Pernambucana, e mártir deste fato, tendo seu nome escrito no Livro dos Heróis da Pátria.


Antônio Gonçalves Cruz "Cabugá".


Cabugá, nasceu em Recife no final do século XVIII, era comerciante como Domingos, consequentemente, tinha imensa rede de amizades, era mulato, rico, que aproveitava a vida, o apelido "Cabugá", foi dado por conta da sua dificuldade de dicção.


Ele é considerado o "primeiro diplomata brasileiro".


Padre João Ribeiro.


O Padre João, provavelmente teria nascido em Tracunhaém, na data de 28 de fevereiro de 1776, estudou em Sobral, na Capitania do Ceará, como também em Recife, onde teve contato com o iluminismo.


Também foi auxiliar do paraibano Manuel Arruda Câmara, que dá nome ao Parque da Bica, na cidade de João Pessoa, capital paraibana. Além de botânico, Manuel também era maçom e natural de Pombal.


Assista nosso vídeo do primeiro episódio, clique aqui.


Na Província da Parahyba, haviam alguns líderes, dentre eles, Amaro Gomes Coutinho, que no distrito de Itabaiana, começou o levante e rumou até à Cidade da Parahyba.


E no dia 16 de março de 1817, os revolucionários se apoderam do Palácio da Redenção, e formam uma junta governamental provisória, seguindo o modelo de Pernambuco.


Palácio da Redenção.

Foto: Victor Ferreira


E uma das grandes mudanças do novo governo tanto na Parahyba quanto Pernambuco, eram colocarem em vigor novas bandeiras, limparem os símbolos portuguese existentes e fazer com que houvesse menos desigualdade social, apesar do cotidiano da época ser totalmente contrária.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


Post: Blog2_Post
  • Instagram
  • YouTube

©2022 por Retratos de Jampa. Criado com Wix.com

bottom of page